tarsila do amaral
Quando adolescente Tarsila do Amaral estudou em um colégio na capital, onde foi complementá-los em uma escola de Barcelona na Espanha. Pois desde jovem mostrava o interesse pelas artes plásticas e logo aos 16 anos pintou o seu primeiro quadro que foi intitulado de Sagrado Coração de Jesus.
No ano de 1906 quando chegou à Europa se casou pela primeira vez com o médico André Teixeira Pinto com quem teve uma única filha Dulce, que nasceu no mesmo ano do casamento. Como o matrimônio não deu certo, Tarsila do Amaral continuou a estudar e pintar.
TARSILA DO AMARAL – CARREIRA
Aos 31 anos de idade em 1917 começou a aprender algumas técnicas de pintura com Pedro Alexandrino Borges que era professor, mais tarde teve a oportunidade de estudar com o alemão George Fischer Elpons.
Cerca de três anos mais tarde Tarsila foi estudar na Academia Julian uma escola de artes plásticas particular em Paris, aonde chegou a participar do Salão Oficial dos Artistas da França exibindo em suas obras as técnicas do cubismo.
Quando Tarsila do Amaral voltou ao Brasil formou o “Grupo dos Cinco” com Oswald de Andrade, Mario de Andrade, Anita Malfatti e Menotti Del Picchia se tornando um dos mais importantes grupos da Semana de Arte Moderna de 1922, onde cerca de um ano depois voltou para a Europa mantendo o contato com diversos artistas e escritores do movimento modernista da época.
Entre as décadas de 1920 e 1930, Tarsila do Amaral pintou as obras de maior importância as quais fizeram um grande sucesso no mundo das artes, dentre elas podemos citar duas: Abaporu em 1928 e Operários em 1933, consideradas uma das obras mais importantes da carreira.
A pintora Tarsila do Amaral morreu na cidade de São Paulo em janeiro de 1973, mas deixou lindas recordações e quadros maravilhosos que hoje são muito estimados