Tarsila do Amaral
Este artigo tem por objetivo estudar a carreia da artísta Tarsila do Amaral, observando sua relação com o Modernismo, bem como com a Semana de 22, através de análises de suas obras, mas principalmente do Movimento Antropofágico, o qual Tarsila do Amaral, é a criadora e principal representante.
ABSTRACT
This article aims to study the career of the artist Tarsila do Amaral, noting her connection to the Modernism, as well as the Semana de 22 through analysis of her works, but especially the Movimento Antropofágico, which Tarsila do Amaral, is the creator and main representative.
1. INTRODUÇÃO
O estudo da carreira plástica da artista Tarsila do Amaral se intercala diretamente com um estudo da Primeira Geração Modernista Brasileira e de sua vida pessoal. A articulação do momento em que a arte se encontrava no Brasil e as experiências vividas pela artista fizeram com que sua arte se tornasse única e inovadora.
Nascida em 1º de Setembro de 1886 em Capivari do estado de São Paulo, Tarsila do Amaral (filha e neta de fazendeiros num contexto de uma sociedade tradicionalista e poderosa) sempre curiosa, “[…] vê seu interesse em arte surgir ao copiar uma imagem do Sagrado Coração, no Colégio "Sacre-Coeur" de Barcelona[…]"(Amaral, Aracy A. Tarsila: Sua obra e seu tempo, 1975, p.13). O tradicionalismo de sua época é a base de sua nova geração no desejo de mudanças e novidades.
2. TARSILA NO MOVIMENTO MODERNO BRASILEIRO
Tarsila do Amaral teve uma formação acadêmica artística em São Paulo, que seguiam padrões adotados pela Missão Francesa no Brasil; e em Paris onde fez uma longa viagem para estudos contemporâneos sem perder contato com o Brasil, mantendo-se atualizada aos movimentos e repercussões que tomavam o Modernismo Brasileiro através de Anitta Malfatti , figura também muito importante nas artes brasileiras.
Tarsila do Amaral teve participação ativa na renovação da arte brasileira que ocorreu a partir de 1920. O