TAREFA
O Ácido Nucleico é um polímero celular com funções de armazenamento, transmissão e utilização de informação e em que as unidades básicas que o constituem são nucleótidos. Contem uma base azotada, um açúcar e um ácido fosfórico sob a forma de éster.
Existem dois tipos de ácidos nucleicos: o DNA (ácido desoxirribonucléico) e o RNA (ácido ribonucléico), porém a pentose do DNA é denominada desoxirribose e a contida no RNA é a ribose, pois possui uma molécula de oxigênio a mais. O DNA e o RNA estão presentes no núcleo celular. Além de atuar como subunidades dos ácidos nucléicos, os nucleotídeos atuam como transportadores de energia, componentes de cofatores enzimáticos e mensageiros químicos.
Em sua estrutura primária, os ácidos nucleicos (DNA e RNA) podem ser vistos como uma cadeia linear composta de unidades químicas simples chamadas nucleotídeos. Um nucleotídeo é um composto químico e possui três partes: um grupo fosfato, uma pentose (molécula de açúcar com cinco carbonos) e uma base orgânica. Nas moléculas de DNA a pentose é uma desoxirribose enquanto que nas moléculas de RNA a pentose é uma ribose. A base orgânica, também conhecida como base nitrogenada, é quem caracteriza cada um dos nucleotídeos, sendo comum o uso tanto do termo sequência de nucleotídeos quanto o termo sequência de bases. As bases são adenina (A), guanina (G), citosina (C), timina (T) e uracila (U), sendo as duas primeiras chamadas de purinas e as três últimas chamadas de pirimidinas. No DNA são encontradas as bases A, G, C e T. No RNA encontra-se a base U ao invés da base T.
Ocorrem em todas as células vivas e são responsáveis pelo armazenamento e transmissão da informação genética e por sua tradução que é expressa pela síntese precisa das proteínas.