Etica
ASSISTENTE SOCIAL
LENI DE SOUZA GUEDES
TRAJETORIA HITÓRICA BRASILEIRA: FACES DO PERÍODO DE 1960 A1980 SOB O ENFOQUE DAS POLÍTICAS SOCIAIS E DO DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL.
Ariquemes
2014
LENI DE SOUZA GUEDES
TRAJETORIA HITÓRICA BRASILEIRA: FACES DO PERÍODO DE 1960 A1980 SOB O ENFOQUE DAS POLÍTICAS SOCIAIS E D DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL.
Ariquemes
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos a características da politicas socias brasileiras do período de 1960 a 1980. Para isso, muito contribuíram os períodos de ditadura e o recente domínio neoliberal, que aprofundaram as desigualdades sociais e impediram a política social de concretizar direitos sociais conquistados formalmente. Temos presenciado na mídia de modo geral sendo abordado frequentemente sobre as questões sociais brasileiras vem enfrentando, porém as questões politicas sócias de hoje, adquirida com base na desigualdade, injustiça com opressão dos direitos negados aos cidadão.
Está certo que a política social brasileira tem peculiaridades que devem ser consideradas. Não obstante isso vale lembrar que essas peculiaridades não se dão no vácuo. No Brasil, as definições e os rumos da política social não estão imunes a influências internacionalmente hegemônicas, que, embora se processem de forma diferenciada, não estão desconectadas. Com isso, quero salientar que as mudanças atualmente verificadas nos fundamentos e na prática da política social brasileira não ocorrem de forma isolada, unilateral e autônoma. Pelo contrário, elas fazem parte do processomundial de reestruturação capitalista, iniciado no final dos anos 1970, cujajustificação ideológica encontra guarida no credo neoliberal desde entãodominante. Por se tratar,
2. Desenvolvimento
2.1 Quais foram às expressões da questão social no surgimento do