aaaaaaaa
Os instrumentos de laboratório recebem esta denominação, pois a maioria do material usado para fabricá-los é o vidro temperado, mas não são todos os materiais são especificamente de vidro e que entram nesta denominação.
Tubos de ensaio: um dos utensílios mais úteis em laboratório, usado para fazer reações em pequena escala.
Béquer: instrumento de uso geral em laboratório, é empregado para administrar reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos.
Erlenmeyer: executa as mesmas funções do béquer, só que com uma diferença, seu formato afunilado permite agitação manual sem que haja risco de perda do material agitado. Esta função é essencial em titulações.
Proveta: equipamento para medir e transferir volumes variáveis de líquidos (de 25 até 1000 mL).
Bureta: instrumento utilizado em titulações para medidas exatas de líquidos. A bureta é ideal para análises Volumétricas porque possui graduação em seu comprimento para facilitar a leitura de volume escoado.
Pipeta: utensílio para medir e transferir líquidos, o líquido entra por um orifício na extremidade inferior através da sucção.
Funil de separação: Utilizado na separação de misturas heterogêneas de líquidos não miscíveis e na extração líquido/líquido.
Balão de fundo redondo: Utilizado em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo.
Balão de fundo chato: Recipiente para conter líquidos ou soluções, é usado em reações com desprendimento de gases.
Balão Volumétrico: Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções com quantidades mais precisas.
Lâmina: Serve para examinar microrganismos ao microscópio.
Bastão de Vidro: serve para agitar ou transferir líquidos de um recipiente a outro. Ela é feita de vidro para não causar uma reação química na substância em questão.
Bico de Bunsen: é a fonte de aquecimento utilizada no laboratório. Não devem ser utilizadas substâncias