Tarefa
Dra. Janete é Pediatra e tem três consultórios em bairros distintos, onde atende em horários diferentes. Ana, sua secretária, trabalha nos três consultórios.
Para que a marcação de consultas seja centralizada, Ana tem que carregar as três agendas de um lado para outro. Dra. Janete contratou um analista free-lancer para lhe desenvolver um sistema que controle a marcação de consultas e a ficha dos pacientes.
Para os pacientes, é preciso controlar: nome, endereço, telefones de contato, data de nascimento, data da primeira consulta, e-mail, se é particular ou conveniado a plano de saúde. No caso de ser conveniado, registrar qual é o plano de saúde. Para cada plano de saúde credenciado é preciso controlar o limite de consultas no mês, por paciente.
Dra. Janete atende no consultório da Ilha às segundas e sextas, de 9h às 18h. Na Tijuca, ela atende terça e quarta de 10h as 18h. Na quinta, ela atende em Bonsucesso, de 10h às 18h. O intervalo das consultas é de trinta minutos. O horário de almoço é sempre de 12h30 às 13h30. Só são permitidos três encaixes por dia. Para clientes novos, Ana anota o nome do cliente e o seu telefone. É preciso identificar se uma consulta é de revisão, como por exemplo para entrega de exames. Nesse caso, ela não é cobrada.
A marcação de consultas deve considerar uma data futura limite.
EXERCÍCIO:
1. Identifique os requisitos
2. Desenhe o diagrama de casos de uso.
3. Desenhe o diagrama de classes completo.
2) Exercício Clínica Pediatra (VARIAÇÃO A)
Na versão 1.1 do sistema, Dra. Janete deseja controlar os valores das consultas.
Ela deseja obter, no fim do mês, um relatório com o valor recebido pelas consultas particulares e o faturado pelos convênios.
Cada convénio paga um valor diferente por consulta e credita em prazos diferentes (alguns creditam em 45 dias, outros em 60 etc.) a partir da data de apresentação da consulta ao plano. A previsão de pagamento deve aparecer no relatório.
O