Literatura infantil
DISCIPLINA: Literatura Infanto-Juvenil Data: 05/06/2014
PROFESSOR (A): Juscimare Silva de Souza
Aluno:__________________________________________________________
Atividade Avaliativa
Questão 01
"Enquanto diverte a criança, o conto de fadas a esclarece sobre si mesma, e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. Oferece significado em tantos níveis diferentes, e enriquece a existência da criança de tantos modos que nenhum livro pode fazer justiça à multidão e diversidade de contribuições que esses contos dão à vida da criança. (...)
Os contos de fadas são ímpares, não só como uma forma de literatura, mas como obras de arte integralmente compreensíveis para a criança, como nenhuma outra forma de arte o é."
(BETTELHEIM. Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004, p. 20)
Considerando a citação do psicólogo infantil, reflita sobre o papel da leitura de contos de fadas, para a criança, no que diz respeito à compreensão do mundo com o qual ela precisa aprender a lidar.
Questão 02
"Sabe-se que nesses momentos de transformações, quando um sistema de vida ou de valores está sendo substituído por outro, o aspecto arte predomina na literatura: o ludismo (ou o descompromisso em relação ao pragmatismo ético-social) é o que alimenta o literário e procura transformar a literatura na aventura espiritual que toda verdadeira criação literária deve ser."
(COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000, p. 171)
Após a leitura das palavras da especialista em LIJ, comente a respeito da importância do contato da criança com a escrita lúdica no processo de formação do leitor.
Questão 03
"A construção da leitura na sala de aula merece cuidados especiais por parte do professor. O livro de literatura é um objeto de arte com características particulares oriundas de uma experiência criadora. Enquanto arte da