TAREFA
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 50% de todos os medicamentos são incorretamente prescritos, dispensados e vendidos; e mais de 50% dos pacientes os usam incorretamente. Mais de 50% de todos os países não implementam políticas básicas para promover uso racional de medicamentos. A situação é pior em países em desenvolvimento, com menos de 40% dos pacientes no setor público e menos de 30% no setor privado sendo de acordo com diretrizes clínicas.
No Brasil, o uso incorreto de medicamentos deve-se comumente a polifarmácia, uso indiscriminado de antibióticos, prescrição não orientada por diretrizes, automedicação inapropriada e desmedido amamentario terapêutico disponibilizado comercialmente. O uso abusivo, insuficiente ou inadequado de medicamentos lesa a população e desperdiça os recursos públicos.
É comum na população o uso irracional de medicamento, é frequente a auto prescrição de medicamentos sem saber quais os riscos ele pode causar a saúde, uma vez que a propaganda da indústria supervaloriza os benefícios do medicamento e esconde os riscos que o mesmo traz. Um outro aspecto dessa questão, diz respeito à procura de pessoas que não são qualificadas para o auxílio no tratamento da enfermidade, fato que ocorre(também)em farmácias que não tem farmacêuticos responsáveis e ainda sim se mantém abertas visto que a vigilância ainda é fraca. Além desses dois dados, têm-se o uso indiscriminado do antibiótico e a interrupção do uso do mesmo antes do tempo certo, o que pode levar a resistência das bactérias, gerando a volta da doença de maneira mais severa, consequentemente mais perigosa para o paciente.