TAREFA ÚNICA PÚBLICO E O PRIVADO
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO GESTÃO EM SAÚDE
(Modalidade à Distância)
Disciplina: O Público e o Privado
Tarefa 1
ALUNA: Marilia Mariano Bartmann
Pólo São Sepé
Santiago, dezembro de 2013.
O Público e o Privado na Gestão Pública
Comparando o texto dos dois autores, Luiz Carlos Bresser Pereira e Aragon Érico Dasso Júnior, é notório que os mesmos mais divergem do que convergem.
Para Aragon Érico Dasso Júnior, a reforma gerencial foi ultraliberal, pois visava praticamente acabar com as funções do Estado. Tendo por objetivo privatizar todos os serviços públicos, ficando o estado quase como uma figura inútil. Dasso enfatiza em seu texto que a forma como foi conduzida a aprovação da reforma foi totalmente equivocada. Pois quando se opta por uma mudança de tal importância, que atingirá toda a população quer sejam servidores públicos ou não, o mínimo que se faz é uma consulta popular, através de plebiscito ou referendo, ou mesmo uma audiência pública, porém, nada disso ocorreu. Apenas um pequeno grupo da mais alta sociedade opinou sobre os artigos da proposta da reforma, deixando de lado a opinião do povo. Para Luiz Carlos Bresser Pereira a Reforma Gerencial Brasileira, foi um sucesso, trazendo enorme contribuição para o desenvolvimento do país. Adotando modelos de gestão privada, como a própria inclusão do princípio da eficiência. A contratação de servidores através de regime celetista, possibilidade de demissão do servidor, entre outros. Bresser por ter passado sua vida administrando empresas privadas, viu no estado uma forma de adaptação de alguns conceitos que para as empresas privadas serviria para obter lucro e satisfação dos clientes, isso transportado para a realidade da máquina pública.
Outro ponto muito comentado por Dasso, que causou um grande déficit democrático, ou seja, um retrocesso na economia do país foi a