contrato de comissão mercantil
Por este instrumento particular, de um lado (qualificação) ........................., de ora em diante denominado simplesmente COMITENTE e de outro lado (qualificação) ......................., de ora em diante denominado simplesmente COMISSÁRIO, têm entre si como justo e contratado o que segue:
1. O COMITENTE, na qualidade de (produtor/fabricante) ...... de ......., obriga-se a entregar (quantidade) ........... do referido (produto/bem) ........, a fim de que o COMISSÁRIO, em seu próprio nome, proceda a venda do mesmo, de acordo com as instruções do COMITENTE, mediante o recebimento de comissão equivalente a ....% sobre o valor do preço bruto da venda.
1.1 Todas as despesas efetuadas no desempenho da comissão serão pagas pelo COMITENTE, à vista da apresentação dos recibos e comprovantes das mesmas, acrescidas de juros de .....% ao (dia/mês) ........ pelo tempo transcorrido entre o desembolso e o efetivo pagamento.
1.2 O COMISSÁRIO deverá apresentar ao COMITENTE seus assentos mercantis, sempre que solicitado, para verificação de contas.
2. O COMISSÁRIO ficará diretamente obrigado para com as pessoas com quem contratar.
3. O COMISSÁRIO obriga-se a conduzir as negociações em estrita obediência às ordens e instruções do COMITENTE, sob pena de responder por perdas e danos.
4. O COMISSÁRIO deverá zelar pela preservação e guarda dos (produtos/bens) ............, conservando-os em locais adequados à sua natureza.
4.1 O COMISSÁRIO deverá comunicar ao COMITENTE qualquer dano que sofrerem os (bens/produtos) ........... que lhe foram confiados por força deste instrumento, bem como verificar a origem do dano. Do mesmo modo deverá proceder se, por ocasião do recebimento dos bens notar avaria, diminuição, ou estado diverso daquele que constar dos conhecimentos, faturas ou avisos de remessa.
5. Os contratantes elegem o foro da Comarca em ...... para dirimir eventuais litígios decorrentes do ora acordado.
E por