Talento x vantagem competitiva
A justificativa do trabalho consiste em demonstrar que não somente uma marca conceituada, nem um serviço de qualidade, ou prazo diferencial garantem o sucesso de uma empresa. Os chamados talentos, pessoas altamente capacitadas e de extrema raridade no mercado, devem exercer papéis fundamentais para se alcançar o sucesso, tais como: inovar, ousar, ser comprometido, e ter a visão do cliente como parte do planejamento estratégico.
As empresas hoje em dia para poderem se sobressair sobre seus concorrentes, não investem tão somente em ações de marketing, ou na área financeira ou ainda de produção. A cada dia tem se notado que o material humano tem sido mais valorizado. Isso devido o mercado ser tão competitivo e pequenos diferenciais fazem com que consiga subir um degrau diante de seus concorrentes.
Essa competição de sobrevivência e de ser uma empresa diferenciada no mercado, faz com que invistam cada dia mais no RH a fim de se obter um material humano qualificado, obtendo-se assim uma vantagem competitiva perante seus concorrentes.
A vantagem competitiva nada mais é que um conjunto de características que fazem com que seu cliente opte pela oferta da sua empresa, e não a dos concorrentes, justamente porque pode oferecer algo único, ou a melhor oferta que os demais no mercado de atuação.
Porém esta vantagem competitiva só poderá ser considerada vantagem, se o concorrente não tiver as mesmas qualidades e serviços oferecidos. Exemplo: se um dos fatores com que faz que o cliente escolha a sua empresa seja a qualidade do produto, o concorrente não pode ter este diferencial também.
A empresa que busca esta vantagem competitiva precisa sempre ter algo em que se sobressaia perante aos