Exercícios para aprendizagem
Exercícios para aprendizagem
1) Aponte que falhas na legislação 5991/73 e 328/2001 permitiram a o afastamento do profissional farmacêutico da prática indelegável da dispensação em farmácias e drogarias?
R=A responsabilidade técnica do farmacêutico está amparada em normas sanitárias, tais como a Lei nº 5991/73, mas ainda que confira a obrigatoriedade do farmacêutico nas farmácias, não assegura que este seja o responsável pela dispensação. Nesse sentido, é importante destacar que, no contexto atual, seja por motivos particulares do profissional, seja por condições colocadas pelas empresas, o farmacêutico acaba por não participar concretamente de tal atividade, delegando a outro (nesse caso, há balconistas nem sempre capacitados e orientados para tal função) essa responsabilidade. Ao serem observadas as atribuições do farmacêutico na Resolução n° 328 (Brasil, 2001), percebem-se o relato de diversas atividades administrativas e de gerenciamento sem haver referência da atividade de orientação direta ao paciente. Esse fato é perceptível nas farmácias, em que a demanda de atividades gerenciais e administrativas é considerada de maior relevância e consome mais tempo, o que mantém os farmacêuticos afastados do contato direto com os usuários.
2) O que preconiza a RDC n° 44/2009 da ANVISA em relação aos serviços farmacêuticos que o destaca como responsável pelo trabalho coletivo de promoção da saúde?
R= A RCD n° 44/2009 estabelece que a farmácia em um enfoque mais amplo é um estabelecimento de saúde, devendo oferecer serviços farmacêuticos como: aferição de pressão arterial, aplicação de medicamentos injetáveis, verificação da temperatura corporal, dosagem de glicemia, procedimentos