exercicio figuras de linguagem
10) (Faap-1996) OLHOS DE RESSACA
Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas...
As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carícias para a amiga, e quis levá-la; mas o cadáver parece que a retinha também. Momentos houve que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã.
(Machado de Assis)
"Capitu parece vencer-se a si mesma"
A SI MESMA é redundância da palavra SE - figura a que chamamos:
a) metáfora
b) anacoluto
c) pleonasmo
d) silepse
e) hipérbato
13) (Faap-1997) Barcos de Papel
Guilherme de Almeida
Quando a chuva cessava e um vento fino franzia a tarde tímida e lavada, eu saía a brincar pela calçada, nos meus tempos felizes de menino.
Fazia de papel toda uma armada e, estendendo meu braço pequenino, eu soltava os barquinhos, sem destino, ao longo das sarjetas, na enxurrada...
Fiquei moço. E hoje sei, pensando neles, que não são barcos de ouro os meus ideais: são feitos de papel, tal como aqueles, perfeitamente, exatamente iguais... que os meus barquinhos, lá se foram eles! foram-se embora e não voltaram mais!
Barcos de ouro / Barcos de papel.Expressões contrárias à que a Língua dá o nome de:
a) antítese
b) zeugma
c) pleonasmo
d) anacoluto
e) polissíndeto.
15) (Fatec-2002) AS COUSAS DO MUNDO
Neste mundo é mais