ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO EXERCICIO DE VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DISCENTES: ALBÉRICO LUIZ OLIVEIRA LIMA, ALESSANDRA NASCIMENTO SOUZA, GILMAR FREIRE, JACQUELINE MARIA DOS SANTOS, ROSANA MONTEIRO, ROSE MARY LEITE DE ALMEIDA.
TURMA: A - CAPITAL
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO EXERCICIO DE VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM
INSTRUÇÕES
1. A INTERPRETAÇÃO DA QUESTÃO FAZ PARTE DA AVALIAÇÃO
2. O EXERCÍCIO DEVERÁ SER FEITO COM BASE EM FAUSTO, BORIS. O BRASIL DE LULA SEGUNDO PERRY ANDERSON.
1. Qual é (são) as principais ideias desenvolvidas no texto.
O historiador brasileiro Boris Fausto se propõe a discutir o artigo “O Brasil de Lula, segundo Perry Anderson”. Fica evidente ao analisar o texto que Fausto faz uma extensa crítica ao artigo e discorda de vários pontos dos argumentos levantados por Perry Anderson. Fausto, logo nas primeiras páginas do artigo, deixa claro que o objetivo de seu artigo é tão somente “[...] analisar a versão de Perry Anderson do Brasil de Lula [...]”. (FAUSTO, p. 24); ou seja, o autor não deseja fazer um balanço ou análise do governo do ex-presidente, e sim, fazer uma espécie de diagnóstico da análise de Anderson.
Destaca-se como principal ideia desenvolvida por Boris Fausto, a imparcialidade demasiada de Anderson ao conjecturar acerca do governo Lula. Na medida em que Fausto realiza diversas críticas à visão de Anderson sobre a defesa do governo de Lula, as analisa sob diferentes elementos, como o econômico; social; e o próprio meio político, quando aborda a corrupção no governo Lula. Embora tenha sido perspicaz na abordagem sobre a corrupção do PT, em que integrantes da cúpula daquele governo empreenderam várias transgressões, “Anderson poupa a figura presidencial” ou seja, para Fausto, Anderson dissocia o PT da pessoa do Presidente Lula, porquanto sua colocação é de negação do envolvimento de Lula no escândalo do mensalão.
O autor ressalta também que o artigo de Anderson faz alusão ao modelo empregado pelo ex-presidente Fernando