taca
Pode fazer exercício de pé ou sentado. Comece a respiração dilatando o diafragma na parte inferior do pulmão, isso massageará os órgãos inferiores, depois expanda a parte média e por fim a parte superior do pulmão. Pode ficar um segundo com o ar preso só então comece a expelir o ar contando de 8 até 10.
02.2 - RESPIRAÇÃO PRANAYAMA:
A respiração é de vital importância, cujo controle e domínio afastará muitos obstáculos como preguiça física e mental, entorpecimento do corpo físico e até mesmo moléstias comuns. A respiração dá ritmo e organiza o fluxo do sangue e das energias sutis nos centros energéticos (chakras).Pessoas que sofrem de insônia, são agitadas e ansiosas, angustiadas, desassossegadas em poucos dias alcançarão resultados curativos, já que possuem uma respiração desiquilibrada. O suspiro na hora aflitiva é um pedido de socorro do corpo físico e dos centros energéticos.O termo PRANAYAMA é a a união de duas palavras:
Prana: É considerada a energia vital, energia cósmica . O prana é encontrado em todos os lugares, vai onde o ar comum jamais chegaria, o prana está no mineral, no vegetal, nos animais, no espaço, extrapola ao conceito comum da matéria.
Yama: Controle, domínio, manipulação. Portanto Pranayama quer dizer domínio do alento vital e da energia da vida.A trajetória do ar é da seguinte forma: ao inspirar, o ar penetra no corpo pelo conduto interior das narinas, seguindo pela faringe, laringe, traquéia e tubos bronquiais. Neste trajeto, o ar, através de um processo térmico orgânico, torna-se aquecido ao nível da temperatura do interior do corpo, esse processo de introdução do ar é feito pelo diafragma que pode ser definido como um músculo estriado de forma triangular e semi-pontiaguda, amplo e delgado, e que se prolonga através da parte frontal do tórax, separando dessa forma, cavidade torácica da abdominal. O processo da respiração envolve dois sistemas físicos o circulatório e o respiratório, o ar é