Tablet
Roberto de Sales Gomes
1. Introdução Os ambientes internos de centros automotivos se tonam insalubres aos ocupantes que nele transita, principalmente aos profissionais que efetua os serviços, devido a gases gerados pelos veículos automotores movido a combustão interna. A queima de combustíveis fósseis gera a emissão de gases tóxicos na atmosfera. Enquanto esses gases estiverem espalhados não corremos risco, mas a alta concentração desses gases gerados por muitas fontes emissoras resulta na poluição que todos, veementemente combatemos. E essas concentrações de gases tóxicos aumenta ainda mais em ambientes confinados, o risco fica ainda maior devido a falta de ventilação e esses gases, em casos mais críticos, acabam ocupando o espaço do oxigênio encontrado em abundancia no ar atmosférico que é fonte vital para sobrevivência de todos os seres vivos.
2. Objetivo Objetivo deste trabalho é analisar e implantar o melhor sistema de exaustão para dissipação desses gases poluentes, tornando o ambiente mais salubre para todos que nele estejam. Verificar os sistemas já existentes e suas falhas, tentando adaptar, se possível, os sistemas antigos de exaustão modernizando e melhorando sua eficiência.
3. Justificativa da pesquisa O que motiva a realização deste trabalho foram às necessidades encontradas em uma empresa do setor publico que tem seu principal seguimento a manutenção de veículos leves, médios e pesados, onde existe uma grande concentração de gases gerados por veículos automotores. Com a poluição do ar interno exigem respostas que a organização não conseguia formular devido as dificuldades que apresentavam constantemente, podemos citar entre elas a geometria da edificação, os tipos de serviços realizados nos veículos, os tipos de veículos, etc. Buscando solução para o que esta acontecendo, foi elaborado um complexo sistema de exaustão que possibilita a captação de gases diretamente nos