O papel da sociologia
A sociedade é o objeto de estudo da sociologia e para o sociólogo, entender a sociedade, é interpretar as interações e as relações humanas que estão envolvidas em cada fenômeno comum à sociedade. Abaixo alguns exemplos:
- Enquanto um economista se preocupa em cumprir a alocação dos recursos em uma sociedade, o sociólogo estuda e se preocupa mais pelas variedades das relações presentes neste processo.
- Um advogado se preocupa em lidar com as referências, precedentes e códigos que vão lhe orientar de como agir em determinados casos e consiste em saber como a lei considera certo tipo de criminosos, já para o sociólogo, ele estuda e considera o que levou o caso a existência e é importante saber como o criminoso, considera a lei.
Deste modo, podemos entender que papel do sociólogo, juntamente com a sociologia, é buscar e ir além daquilo que é aceito como o certo, como definido. A partir daí surgem vários questionamentos.
Mesmo a sociologia sendo considerada uma ciência moderna, ela tem a sua origem montada no ceticismo, na desconfiança que já se faziam presentes nas sociedades primitivas. Uma das características antigas do ser humano que é a curiosidade, também pode ser percebida como característica de um sociólogo. Abaixo alguns exemplos:
- “Quando o indivíduo, por exemplo, passa a imaginar o que esconde a fachada de uma casa, de um prédio, aparentemente comuns.” A sociologia procura somar informações pelos meios mais comuns e oficiais, dissolvendo seus questionamentos de formas mais aprofundadas em fontes informais. Podemos observar esta questão em um estudo de uma organização política de uma comunidade, por exemplo.
As relações interpessoais de tantas organizações