Tablets
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
ESTUDO DE CASO DE MERCADO: O MERCADO DOS TABLETS
Trabalho final da disciplina de Análise Microeconômica I, no semestre 2014/01, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
Orientador: Prof. Dr. Glauco Schultz
Porto Alegre
2014
1 INTRODUÇÃO
Apesar do conceito de mercado, em análise microeconômica, não ser taxativo, pode-se dizer que quando se fala em mercado, aprende-se que é o conjunto de relações que se estabelecem entre as partes interessadas na transação de um bem. Nesse sentido, para este trabalho, a escolha do tema foi realizada com o propósito de discorrer sobre o mercado de um bem bastante atual, que surgiu para o consumidor comum a pouco mais de quatro anos. O mercado escolhido é o de tablets, dispositivos “híbridos” entre telefone celular e computador pessoal.
Para a realização do trabalho, o mesmo foi dividido em etapas, e cada componente do grupo ficou responsável pela realização de determinada tarefa. A principal fonte de informações para a realização deste estudo de caso foi a internet, mas o grupo também utilizou o material disponibilizado na plataforma educacional Moodle (https://moodle.ufrgs.br/) pelo professor para o embasamento das análises aqui contidas. Todas as informações apresentadas foram obtidas com base principalmente em buscas na internet e também no que o grupo observa a respeito desse mercado enquanto consumidores.
Apesar de termos pesquisado muito, foi muito difícil conseguir encontrar informações que pudéssemos utilizar sobre o mercado de tablets, uma vez que o mercado de tablets é muito recente, a maior parte das informações disponíveis não informavam os dados que precisávamos para a realização da pesquisa e as informações existentes falam sobre seu surgimento e as suas primeiras repercussões.
2 CARACTERIZAÇÃO DO