Tablets
Os tablets são comparados aos computadores, por suas variadas funcionalidades. Porém, apresentam-se na forma de uma fina prancheta e são a mais nova tendência da tecnologia pessoal. Dentre as funções exercidas pelos tablets, destaca-se o acesso à internet, a reprodução de vídeos e a visualização de fotos, textos (jornais, revistas e livros), além da possibilidade de uso de diversos aplicativos colaborativos, muitos deles ligados ao sistema de ensino-aprendizagem.
Outro projeto que revela a implantação das novas tecnologias na educação seria a substituição do material didático tradicional por conteúdos em PDF e aplicativos através dos tablets. Com esse pensamento, em março de 2011, todos os alunos do curso pré-vestibular Colégio Integrado (Campinas/SP) receberão um iPad, tablet da marca Apple. A intenção é dinamizar as aulas e realizar um atendimento personalizado ao aluno que opta por esse curso.
Ver a extensa lista de materiais substituídos por um tablet pode ser uma alívio para os alunos, mas preocupa muitos pais, já que os valores das mensalidades podem ter grandes variações. Além da inclusão digital, a proposta abrange o compartilhamento de informações, já vivenciado pelos alunos fora das salas de aula. Recomenda-se a pesquisa do potencial pedagógico e do uso real dessa ferramenta em sala de aula.
Especificamente com os tablets, que já surgem no mercado sob os bons olhos da educação, percebe-se sua integração direta com grandes redes de ensino. Material didático, biblioteca virtual, projeto pedagógico do curso e todos os planos de aula estarão disponíveis no tablet, oferecido em primeira mão a cinco mil alunos de Direito, do Rio de Janeiro, a partir do segundo semestre de 2011, no curso de graduação da Universidade Estácio.
“Os benefícios para os alunos são inúmeros. O tablet passa a