Capacitor
O capacitor é um componente passivo capaz de armazenar carga elétrica. É um dos componentes mais importantes na qualidade de audio de um amplificador pois eles estão presentes em todo o circuito, inclusive no caminho do sinal de áudio.
Símbolo em esquemáticos: C
Unidade: Farad
Por ser um valor muito alto, na prática o Farad é subdividido em: microFarads(uF = milionésimo de Farad) nanoFarads(nF = bilionésimo de Farad) picoFarads(pF = trilionésimo de Farad)
Em Português, o capacitor também é conhecido popularmente por "condensador".
Nos amplificadores valvulados, o capacitor tem diversas funcões, algumas das quais encontram-se detalhadas à seguir. Tabela de conteúdo [esconder] * 1 Capacitores como filtros de alimentacão * 2 Capacitores de acoplamento * 3 Capacitores de controle de timbre * 4 Capacitores para "bypass" de resistores de cátodo * 5 PERIGO: Capacitor de referência com o terra |
Capacitores como filtros de alimentacão
Após a retificacão da corrente AC, é preciso filtrar o sinal retificado através de capacitores de filtragem e armazenamento.
Armazenamento: Como já mencionamos, o capacitor é um componente que armazena carga elétrica. Assim, enquanto o pulso positivo proveniente da fonte retorna ao zero, o circuito após o capacitor "enxergará" ainda a tensão no pico do pulso(subtraído do ripple) armazenada no capacitor.
Filtragem: Ao mesmo tempo, os capacitores de armazenamento costumam ter valores relativamente altos, entre 10 e 100 microFarads em alta tensão(valores maiores para amplificadores automotivos e caseiros, de baixa tensão), que oferecem pouca resistência ao terra para sinais AC. Estes capacitores, portanto, aterram uma larga banda de frequências que poderiam causar ruído na saída de audio do amplificador.
Ruido proveniente da fonte de alimentação: Quando o amplificador trabalha em alto volume, exigindo assim maior corrente da fonte de alimentação, o banco de capacitores de armazenamento pode não ser capaz