TABELA DE POTENCIAIS DE REDUÇÃO
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME:
Denomina-se Movimento Retilíneo quando a trajetória é uma linha reta, e Movimento Uniforme quando a velocidade escalar do móvel é constante em qualquer instante ou intervalo de tempo, significando que, no movimento uniforme o móvel percorre distâncias iguais em tempos iguais.
Dessa forma podemos concluir que Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.) é definido como aquele que possui velocidade instantânea constante. Decorre, imediatamente, da definição que a velocidade escalar média é também constante, para qualquer intervalo de tempo, e seu valor coincide com o da velocidade escalar instantânea. Isso é o mesmo que dizer que o móvel percorre uma trajetória retilínea e apresenta velocidade escalar constante.
Respostas:
3- O que representa o coeficiente angular do gráfico X versus T?
No gráfico “x” contra “t” quanto menor o coeficiente angular maior será à distância e o percorrido, e quanto menor o coeficiente angular menor será o e o . O que significa dizer que quando estiver tendendo zero, a velocidade nesse instante será instantânea.
4- Quais as conclusões tiradas do gráfico X versus T em relação à velocidade?
Já o gráfico “v” contra “t” quanto menor o coeficiente angular maior será à distância e quanto menor o coeficiente angular menor será o . O que significa dizer que quando estiver tendendo zero, a aceleração nesse instante será instantânea.
Conclusão
No experimento executado nesta aula vimos o movimento retilíneo uniforme, onde a velocidade é a mesma na razão entre o espaço e o tempo no gráfico do MRU. As variações das medidas de acelerações são bem pequenas, o que permite dizer que o trilho de ar funciona bem como eliminador de atrito entre o carrinho e a superfície de movimento.
Os diferentes resultados nas medições foram ocasionados pela má manipulação e influencias externa que modificaram a velocidade padrão do experimento. Como exemplo, temos o atrito existente quando o carro toca lateralmente