Relatório Eletroquímica
ELETROQUÍMICA
Experiência 7 (realizada em 09/10/2013)
INTRODUÇÃO
A Eletroquímica estuda fenômenos que observamos cotidianamente em nossa rotina. Ela se ocupa dos fenômenos químicos e elétricos gerados por reações químicas espontâneas como pilhas e baterias, que hoje estão presentes em praticamente todas as nossas atividades, assim como a transformação química gerada pela passagem da corrente elétrica numa solução (eletrólise).
“Todas essas reações envolvem a transferência de elétrons entre as substâncias em processos chamados de reações de oxidação” (HEIN e ARENA, 1998). Nesse processo os elétrons saem do agente redutor para o oxidante. É fundamental que os profissionais da conservação-restauração compreendam essas reações, uma vez que envolvem a tão temida corrosão dos elementos.
A fim de sabermos a espontaneidade das reações de oxi-redução, utilizamos os valores encontrados nas tabelas de Potencial Padrão de Redução ou Oxidação. Esse valores foram determinados a partir da atribuição de potencial 0 (zero) volt ao eletrodo padrão de hidrogênio, dessa forma, os eletrodos que perdem elétrons mais facilmente que o hidrogênio são atribuídos potenciais positivos e àqueles que ganham elétrons facilmente, potenciais negativos.
OBJETIVOS
Analisaremos a espontaneidade das reações de oxidação e redução, montaremos a pilha de zinco e cobre (Pilha de Daniell) e reconheceremos os produtos da reação de eletrólise.
PROCEDIMENTOS
Verificação qualitativa da tabela de potencial de oxidação
- Colocamos em um tubo de ensaio uma pequena quantidade da solução de cobre (CuSO4);
- mergulhamos um prego na solução.
Montagem da pilha de cobre e zinco (Pilha de Daniell)
- Colocamos em um béquer 25ml da solução de sulfato de cobre (CuSO4) e em outro 25ml de solução de sulfato de zinco (ZnSO4);
- com um tubo em U com solução saturada de KCl montamos o sistema ligando os dois béqueres