Quimica Geral
Curso de Farmácia
1º Período – Noturno – Turma PU7B
Relatório de Química Geral Experimental
Título: Eletroquímica – Experiência 07
Realização da experiência em: 10.04.2014
Professor: Luciano Andrey Montoro
Aluna:
Amanda Lage Barcelos
Belo Horizonte, 12 de abril de 2014
2
Introdução
O uso de reações químicas espontâneas para a obtenção de eletricidade e o fornecimento de eletricidade com o fim de provocar a ocorrência de reações químicas não espontâneas é o objeto de estudo da eletroquímica.
Quando células eletroquímicas são usadas para a produção de corrente elétrica a partir de uma reação química espontânea, são nomeadas de células galvânicas Nas células galvânicas, em reações químicas espontâneas, são retirados elétrons do catodo, que é o agente redutor, e transferidos para o ânodo, agente oxidante.
Um valor importante nos cálculos utilizados em eletroquímica é o referente ao potencial padrão, sendo usado como unidade de medida o vollt (V) no SI. O potencial da padrão de redução ou oxidação mede a capacidade de uma reação de receber ou doar elétrons em um circuito e a partir dele pode-se definir, por exemplo, dentre duas semi-reações, qual delas tende a se processar no sentido de oxidação e de redução.
3
Objetivos
Observar a espontaneidade de reação de oxidação e redução, montar uma pilha de cobre e zinco e reconhecer os produtos de reação de hidrolise.
Materiais e Aparelhos
Tubo de ensaio;
Suporte para tubos de ensaio;
Palha de aço;
Béquer de 50 mL(7);
Tubo U com KCl para ponte salina;
Eletrodos de cobre e zinco;
Multímetro;
Pinça metálica;
Fonte de energia;
Tubo em U para eletrólise;
Suporte universal e garras metálicas;
Eletrodos de grafite;
Pipeta de pasteur.
Reagentes/Amostras e Indicadores
Prego;
Lâminas metálicas de cobre e zinco;
Zn SO4 1,0