Sólidos cristalinos e sólidos amorfos, vidros e suas aplicações e supercondutores.
A química é uma ciência que surgiu há vários anos e que teve como antecessor a alquimia, que apesar de terem objetivos distintos, utiliza-se na química até os dias atuais métodos e processos que foram descobertos pelos alquimistas. Os químicos estudam desde a composição até as propriedades das matérias, e a partir de experimentos explicam fenômenos químicos e físicos ocorridos na natureza. Neste trabalho vamos diferenciar alguns conceitos estabelecidos na química como a diferenciação entre sólidos cristalinos e sólidos amorfos, que é estabelecido segundo a distribuição espacial dos átomos, moléculas ou íons, descrever algumas aplicações dos vidros que são utilizados nos mais diferentes campos da atividade humana e discutir um pouco a respeito de materiais supercondutores como as cerâmicas, os óxidos duros e os polímeros condutores.
1. SÓLIDOS CRISTALINOS E SÓLIDOS AMORFOS.
Os átomos se distribuem, estruturam e se organizam de forma tridimensional no espaço e através desta distribuição espacial de átomos, moléculas e íons, os sólidos se classificam em cristalinos ou amorfos. Uma forma de diferenciação entre a formação da estrutura cristalina e da estrutura amorfa é medindo a variação do volume durante o resfriamento do material líquido.
Nos sólidos cristalinos denomina-se estrutura cristalina o arranjo dos átomos, moléculas e íons, que são distribuídos em uma forma periódica nas três dimensões, e que tanto em curta quanto em longa distância as posições ocupadas seguem uma mesma ordenação. A regularidade de que os átomos são distribuídos nos sólidos decorre de condições geométrica que são impostas por ligações, como segue na figura abaixo á estrutura cristalina do NaCl.
Imagem1 - Estrutura Cristalina do NaCl.
Fonte: http://www.explicatorium.com/CFQ9-Estrutura-dos-solidos.php
Existem sete sistemas cristalinos, sendo eles:
• Cúbico
• Tetragonal
• Ortorrômbico
•