demanda
Definições de demanda:
Kotler define demanda por: (...) “a demanda é o volume total que seria comprado por um grupo definido de consumidores em uma área geografica definida, em um período de tempo definido, em um ambiente de mercado definido e mediante um prorama definido de marketing”. (KOTLER, 1991.p.2). Demanda significa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado. A demanda pode ser interpretada como procura, mas não necessariamente como consumo, uma vez que é possível querer e não consumir um bem ou serviço, por diversos motivos.
A quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada, e depende de diversas variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço, como preço, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.
Segundo Arnold previsão de demanda se expressa por:
(...)as previsões de demanda são estimativas e especulações de como se comportarão as vendas, por isto o erro de previsão deve ser rastreado e trabalhado buscando uma redução contínua e constante, no mínimo deve-se manter o erro de previsão no menor nível aceitável. (ARNOLD, 2006.p.6).
Demanda é o desejo ou necessidade apoiados pela capacidade e intenção de compra, e ela somente ocorre se um consumidor tiver um desejo ou necessidade e se possuir condições financeiras para suprir sua necessidade ou desejo.
A demanda sempre influencia a oferta, ou seja, a demanda que determina o movimento da oferta. A demanda pode, muitas vezes, ser sazonal, ou seja, ela aumenta ou diminui de acordo com uma estação, com o momento da economia, com a renda da população e etc.
6.1 Estudo de caso
Conforme informações obtidas através de pesquisas realizadas diretamente com os clientes, esta sendo representado na tabela abaixo as combinações possíveis (quem x quantos atender), mostrando o nível da demanda potencial e