Materiais de Fabricação - Cerâmica
1 MATÉRIAS-PRIMAS E PROPRIEDADES
As cerâmicas são materiais inorgânicos que foram endurecidos pelo aquecimento a elevadas temperaturas. Normalmente o material cerâmico é muito duro, insolúvel em água, resistente à corrosão e a altas temperaturas, ou seja, são refratários. As cerâmicas são freqüentemente óxidos de metais, compostos de boro e silício. A maioria das cerãmicas são isolantes elétricos
A maior parte dos materiais cerâmicos é cristalina como os metais, entretanto, seus elétrons de valência são compartilhados por covalência ou transferidos de um átomo para o outro, devido à ligação iônica. Por isso não são bons condutores nem de eletricidade nem de calor. Isso também lhes confere elevados pontos de fusão e ebulição. Porém algumas cerâmicas são semicondutores e algumas são supercondutores. Os cristais encontrados na natureza crescem muito lentamente ao longo dos processos geológicos e são geralmente maiores que aqueles obtidos sinteticamente.
Os sólidos cerâmicos não cristalinos são chamados de amorfos, pois suas propriedades são as mesmas em todas as direções em que são medidas. Exemplo: o vidro. O ponto de fusão somente é bem determinado para as substâncias cristalinas, enquanto que para as substâncias amorfas isto ocorre gradualmente, com amolecimento, até passagem para estado líquido.
Na natureza as substâncias cristalinas apresentam ângulos e faces bem definidos, sugerindo uma seqüência de seu arranjo interno em sua aparência externa.
Entretanto, muitas substâncias que se apresentam na forma de pós ou aglomerados de pequenas partículas, parecem amorfos, mas quando examinadas ao microscópio, mostram em sua geometria as características dos cristais.
Exemplificando, a figura seguinte mostra a representação bidimensional de dois diferentes tipos de sílica: (a) uma amorfa e (b) outra cristalina.
Tópicos de Química Tecnológica para Engenharia
2
Os materiais cerâmicos constituem um segmento importante