Química aplicada
Turma: Engenharia de Produção - 2014/2
Professor: Dr. Juvenal C.S.Filho
Data da entrega: 24/11/2014.
Estudo dirigido
Química do estado sólido.
1. A química do estado sólido é organizada pela classificação dos tipos comuns de sólidos, sendo eles:
a) Iônico A unidade estrutural de compostos iónicos são os íons, isto é, átomo ou grupo de átomos com carga, formando uma rede tridimensional de íons ligados por forças eletrostáticas, o que lhes confere grande dureza e temperatura de fusão.
Nestes compostos, as unidades estruturais que os compõem são íons (positivos e negativos), normalmente de tamanhos diferentes, formando estruturas gigantes em que os íons se mantêm ligados através de atrações eletrostáticas e também se encontram empacotados de modo a formar uma estrutura eletricamente neutra. Embora também ocorram repulsões entre íons com cargas eléctricas do mesmo sinal, as posições assumidas pelos íons na estrutura cristalina permitem que as forças de atração se sobreponham às forças de repulsão.
Um exemplo muito conhecido de um sólido iónico é o cloreto de sódio cuja estrutura cristalina se apresenta na figura ao lado.
A ligação iónica é muito forte, conferindo a estes sólidos as propriedades referidas a seguir, no entanto, quando fundidos ou dissolvidos em água, tornam-se bons condutores eléctricos, devido à mobilidade que apresentam os seus íons. Esta é uma característica que os distingue de todos os outros tipos de sólidos.
A unidade estrutural de compostos iónicos são os íons, isto é, átomo ou grupo de átomos com carga, formando uma rede tridimensional de íons ligados por forças eletrostáticas, o que lhes confere grande dureza e temperatura de fusão.
Por exemplo o sal de mesa, é o Cloreto de Sódio, íons de NaCl separadas Na+ e Cl- .
A unidade estrutural das moléculas de substâncias são covalentes, isto é, os átomos ligados por ligação covalente ou covalente intermolecular polarizado puro. A ligação covalente é caracterizada em