Ampliando o entendimento sobre Diversidade e Cultura Inclusiva
[...] eu me bato muito pela tolerância, que para mim é uma virtude... revolucionária até. É esta possibilidade de conviver com o diferente para poder brigar com o antagonista. O antagonista é diferente também, mas um diferente diferente.1
Paulo Freire (1994)
Diversidade: É tudo aquilo que é considerado diferente do comum.
“A educação na diversidade está preocupada com esses valores, isto é, com a relação respeitosa e solidária entre pessoas, chamando a atenção em especial, para o exercício da convivência com as diferenças. Em outras palavras, educar na diversidade é ensinar e aprender junto com os alunos a conviver com pessoas, destacando nossas diferenças físicas, sociais e culturais.”
(Clodoaldo M. Cardoso) É desenvolver atitudes críticas, políticas e sociais para um relacionamento intrínseco com a diversidade e com a forma de aplicação do ensino/aprendizagem dos alunos, pois com eles crescemos como seres humanos e aprendemos a ser humildes e comprometidos quanto a suas necessidades especiais, tomamos para nós a responsabilidade de divulgar dentro do nosso contexto educacional a necessidade de que todos os envolvidos sejam capacitados e principalmente adquiram a consciência do direito desses alunos.
Cultura: São os saberes de um povo, suas crenças, religiões, costumes e hábitos, vestimentas, rituais, música, dança, entre outros.
“A cultura permite traduzir melhor a diferença entre nós e os outros e, assim fazendo, resgatar a nossa humanidade no outro e a do outro em nós mesmos.”
(Roberto DaMatta)
Damos ênfase a nossa própria cultura em detrimento dos demais, mas é através dela que vivenciamos os encontros dos paradigmas dissociativos da sociedade e a educação de um povo, devemos nos utilizar do conhecimento de todas as culturas que temos contato, pois somente assim podemos nos tornar pessoas melhores e construtivas. É elevar a cultura ao patamar da construção dos saberes e