Unidades de calor
2.0 História O escocês Joseph Black (1728-1799) foi o primeiro cientista a estabelecer o processo de medida de calor. Ele percebeu que a variação de temperatura de um corpo poderia ser usada para determinar a quantidade de calor que ele absorvia ou perdia. Assim, ele definiu uma unidade de calor, a caloria (cal). Embora esse processo seja inspirado na ideia do calórico, ele nos leva à definição de conceitos que continuaram válidos mesmo após o estabelecimento de que o calor é uma forma de energia. Além disso, foram importantes nas pesquisas que mais tarde levaram à convicção de que calor é energia.
2.1 Caloria Sinalizada com a abreviatura “cal”, é uma unidade de medida que define a quantidade de energia para elevar em 1ºC a temperatura de 1 grama de água. Mas a caloria também é usada para indicar o valor energético de um alimento.
Em termos nutricionais, uma caloria é a quantidade de energia gasta para elevar a temperatura de 1000g de água de 14,5ºC para 15,5ºC. O mais correto seria dizer que essa quantidade de energia equivale a 1000 vezes a quantidade de energia utilizada na Física, ou seja, 1 kcal. Para contornar esse impasse, criou-se no meio nutricional, a quantidade Cal. Assim 1 Cal nutricional equivaleria a 1kcal em termos de energia na Física.
2.2 Joule Depois que foi estabelecido que calor é uma forma de energia, passou-se a usar o joule (J) para medir o calor, no S.I. (Sistema Internacional de Unidades).
Um joule compreende a quantidade de energia correspondente a aplicação de uma força de um newton durante um percurso de um metro. Ou seja, é a energia que acelera uma massa de um Kg a um m/s² num espaço de um metro.
A unidade recebeu este nome em homenagem ao físico britânico James Prescott Joule (1818-1889).
Tomando como base a experiência de Joule, ficou