Síntese Piaget
Com relação a esse ambiente, a criança é apontada como dinâmica, ou seja, está sempre em constante interação com o meio em que vive o que além de construir estruturas cognitivas, acaba criando estratégias de funcionamento das mesmas.
Segundo Piaget, existem quatro estágios do desenvolvimento cognitivo da criança:
- Sensório-motor (do nascimento aos 2 anos): a criança constrói conhecimentos através de reflexos básicos para conseguir assimilar mentalmente noções de espaço e tempo com o meio.
- Pré-operacional (ou intuitivo) (dos 2 aos 7 anos): nesta fase, a criança já consegue iniciar uma compreensão de situação de causa e efeito, além de simbolizações. Nesse processo surge a exigência de que deve haver sempre uma explicação para tudo.
- Operatório-concreto (dos 7 aos 11 anos): momento em que a criança já tem noção de velocidade, espaço, organização, produzindo ideias lógicas.
- Operatório-formal (dos 11 anos - adulto): a partir daqui o pensamento abstrato se desenvolve de maneira a atingir um nível elevado, onde surgem as possibilidades de entender os diversos pontos de vista que podem existir.
Através dessa pesquisa mais assídua com relação à teoria de Piaget frente à aprendizagem, existem algumas possibilidades que podem ser utilizadas em sala de aula seguindo esses pressupostos teóricos, através de situações simples, mas que poderão proporcionar resultados positivos tanto para os alunos quanto para os professores.
Assim como Piaget ressaltava a importância dos educadores disponibilizarem demasiada atenção aos educandos, podemos dizer que os professores