Síntese jean piaget
Desde muito cedo Jean Piaget demonstrou sua capacidade de observação.
As teorias de Piaget têm comprovação em bases científicas. Ele não somente descreveu o processo de desenvolvimento da inteligência, mas, experimentalmente, comprovou suas teses.
A inteligência para Piaget é o mecanismo de adaptação ao organismo a uma situação nova, ou seja, os indivíduos se desenvolvem a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que o cercam. Isso quer dizer que, a inteligência humana pode ser exercitada buscando um aperfeiçoamento que evolui.
Através da observação de seus filhos e principalmente de outras crianças, Piaget criou a Teoria Cognitiva, onde propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano: o estágio sensório-motor, pré-operacional (pré-operatório), operatório concreto e operatório formal.
1° Período Sensório Motor (0 a 2 Anos): De acordo com a tese de Piaget, "A criança nasce em um universo para ela confuso”, habitado por objetos evanescentes (que desapareceriam uma vez fora do campo da percepção).No recém nascido, portanto, as funções mentais limitam-se ao exercício dos aparelhos reflexos inatos. Assim sendo, o universo que envolve a criança é conquistado mediante a percepção e os movimentos (como a sucção, o movimento dos olhos, por exemplo).
2° Período Pré-Operatório (2 a 7 anos): Para Piaget, o período pré-operatório marca a emergência da Linguagem, ou seja, não se pode atribuir a linguagem a origem da lógica, ela é considerada uma condição necessária mas não suficiente ao desenvolvimento da criança, isso implica entender que o desenvolvimento da linguagem depende do desenvolvimento da inteligência.
3° Período das Operações Concretas (7 a 11, 12 anos): Para Piaget, é o período de egocentrismo intelectual e social. caracteriza à emergência da capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes e de integrá-los de modo lógico e coerente.Um aspecto