História da propaganda no brasil
CURSO: PUBLICIDADE E PROPAGANDA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
PROFESSORA:
HISTÓRIA DA PROPAGANDA NO BRASIL
ACADEMICOS
RESUMO: Na pré-história publicitária do Brasil não se ensinava propaganda. O tipo de propaganda forte no Brasil no começo do século era as sobre remédios. Na década de 20 surge o rádio como novo meio de comunicação que é considerado um grande marco da revolução na publicidade brasileira mudando a cara da propaganda nacional. Assim surge o slogan “A propaganda é a alma do negócio”. Outros dois fatores que contribuíram para a evolução da propaganda no Brasil foram às mídias TV e Internet. No final da década de 70 e parte dos anos 80 a propaganda experimentará sua fase de ouro.
PALAVRAS-CHAVE: Propaganda, história, campanha publicitária.
1. INTRODUÇÃO
A partir de cada ano, década e século a propaganda lentamente evoluiu, sofrendo altos e baixos. Com esta evolução surgiram o rádio e a TV importantes meios de comunicação que revolucionou a história da propaganda brasileira. Outro fator importante foi à criação da internet para todos, na década de 90.
Agora a mídia deveria dançar conforme a música tocava, ou seja, se, com a chegada do rádio, o desafio era dar voz às mensagens publicitárias, agora se tratava do desafio final: dar imagem. E em movimento (MARCONDES, 2001).
Na pré-história publicitária do Brasil não se ensinava propaganda. Aprendia-se. A história da propaganda no Brasil é a historia de seus diversos momentos de criação. Desde os primeiros anúncios de jornais, a linguagem publicitária refletia as carências artísticas do país (CASTELO BRANCO, MARTENSEN, REIS, 1990).
Tem como objetivo mostrar a história da propaganda no Brasil, como surgiu às agências nacionais e os anunciantes, recebendo prêmios destaques nas melhores campanhas publicitárias, quem foram seus autores e quais tiveram destaques.
1.1 História da propaganda no Brasil
A propaganda brasileira surgiu bem antes de