Fichamento: Trajetória e Questões Contemporâneas da Pub. no Brasil / 100 anos de Propaganda / História, memória e reflexões sobre a propaganda no Brasil
PINHO, J.B. Trajetória e Questões Contemporâneas da Publicidade Brasileira São Paulo: INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 1998, 2º ed., 210p.
Este livro foi realizado por membros da Sociedade Brasileira de Estudos interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM, que fundada em São Paulo, a 12 de dezembro de 1977, trata-se de uma associação científica sem fins lucrativos.
A INTERCOM é formada por sócios que se dedicam a estudos avançados da comunicação. Dentre as atividades por eles realizadas, podemos citar o estímulo ao desenvolvimento de pesquisas, edição e publicação de livros e revistas com temas específicos da comunicação, incentivo e assessoramento à formação científica, tecnológica, cultural e artística de pesquisadores, professores, profissionais e especialistas da comunicação, entre outras.
Os temas abordados no livro em questão foram organizados por José Benedito Pinho, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo; Especialista em “Proyectos de Comunicación Investigación y Planificación” pelo Centro internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina (CIESPAL).
J.B. Pinho lecionou diversas disciplinas da área de Comunicação Social e de Publicidade e Propaganda na PUCCamp, na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), entre outras. Na INTERCOM, desempenhas as funções de Coordenador do Núcleo de Pesquisa, Publicidade, Propaganda e Marketing.
Ele dedica-se intensamente a produção científica e em Trajetória e Questões Contemporâneas da Publicidade Brasileira, buscou organizar a trajetória da propaganda e de seu estudo no Brasil em onze capítulos; Retratando que antes de surgirem as primeiras escolas de comunicação, o aprendizado do publicitário dava-se na prática, manifestando-se primeiramente como