Síntese do sulfato de tetraminocobre (ii)
Mono-Hidratado
Física e Química A
Índice
Capa ……………………………………………………..1
Índice ……………………………………………………2
Objectivos ………………………………………………3
Introdução teórica ……………………………………..4
Materiais ………………………………………………..8
Reagentes ……………………………………………….9
Procedimento Experimental ………………………...10
Tratamento de Resultado ……………………………11
Crítica ………………………………………………….14
Bibliografia ……………………………………………15
Objectivos
• Realizar laboratorialmente a síntese do sulfato de tetraminocobre (II) mono-hidratado. • Traduzir a reacção química da síntese por uma equação química. • Efectuar e aperfeiçoar os cálculos estequiométricos. • Calcular o rendimento da síntese.
Introdução Teórica
Nesta actividade obtivemos o sal composto Sulfato de Tetraminocobre( II) Mono-Hidratado de equação química ; CuSO.5H2O (aq) + 4NH3 (aq) + H2O (l) [pic] Cu[(NH3)4SO4].H2O (aq) + 5H2O (l) Esta reacção foi obtida a partir dos nossos três reagentes sulfato de cobre II penta-hidratado, amoníaco e água. Cada um deles representado na equação química, ao lado esquerdo das setas, pela ordem respectivamente mencionada anteriormente. Agora uma pequena introdução e apresentação dos reagentes:
• O Sulfato de Cobre (II) também conhecido por Sulfato Cúprico é uma substância composta de fórmula química CuSO.5H2O. Apresenta uma cor azulada e à temperatura ambiente, este composto, é nocivo e perigoso para o ambiente.
• O amoníaco é também uma substância composta com a fórmula química NH3, apresentando por isso uma estrutura molecular em forma de pirâmide trigonal. É composto por um átomo de azoto e três de hidrogénio. À temperatura é um gás incolor com um odor pungente. Por este motivo o reagente que utilizamos encontrava-se em solução aquosa. Devido à característica mais perceptível do nosso reagente, o odor, tivemos