Síntese de sulfato de tetraminocobre (ii) mono-hidratado
Escola Secundária de Castro Verde
-------------------------------------------------
2011/2012
Atividade Laboratorial:
“Síntese de sulfato de tetraminocobre (II) mono-hidratado” Física e Química A
11º Ano
Objectivos
-------------------------------------------------
O amoníaco é útil para preparar outras substâncias tal como o sulfato de tetraminocobre (II) que é um composto de coordenação pois possui um ião complexo ( [Cu(NH3)4]2+ ) .
-------------------------------------------------
Um dos propósito desta atividade é a obtenção deste sal complexo usando amónia para compreender a importância do amoníaco como matéria-prima e perceber o porquê dos estudo deste composto. A experiência teve também como objetivo o respetivo cálculo do rendimento da reação de síntese.
-------------------------------------------------
Outra intenção foi o aprendizagem e aperfeiçoamento de algumas novas técnicas. Introdução Teórica Se submetermos uma amostra um aumento de temperatura os átomos que constituem esta amostra são excitados, resultando numa absorção de energia. Esta será libertada (desexitação dos átomos) sob a forma, por vezes, de radiação visível. A frequência desta radiação depende da energia absorvida, sendo assim afectada a sua cor. A energia absorvida depende de elemento para elemento, desta forma é possível identificar certos elementos através do estudo da luz emitida por eles quando aquecidos. O teste da chama é uma técnica simples de custo baixo, e que requer uma amostra reduzida. Esta técnica é usada para detectar elementos químicos numa amostra (análise elementar). A amostra é aquecida numa chama, de forma a alterar a cor da chama e permitindo assim tirar conclusões sobre a composição química da amostra. O teste da chama é uma técnica de análise qualitativa pois somente detecta os elementos, sem que haja informação sobre as porções. Para o aquecimento