Síntese do sulfato de tetraminocobre (ii)
Disciplina: Laboratório de Química inorgânica - Prof ª:
Plano de Síntese
Sulfato de tetraminocobre (II)
SO4[Cu(NH3) 4].H2O
Alunos:
Sala: QUI601- X1
Data : 25 de junho de 2012
Objetivos
O objetivo desta atividade é a obtenção de um Sal Complexo (síntese de sulfato de cobre (II) monohidratado) mediante o uso de amónia como matéria-prima, assim como o aperfeiçoamento de algumas técnicas já aprendidas anteriormente. A experiência tem ainda como objectivo o respectivo cálculo do rendimento da reação de síntese.
Fluxograma
Introdução
Uma reação de síntese é uma reação química em que dois ou mais reagentes dão origem a um só produto, contemplando a Lei de Conservação das Massas. Estas reações são também conhecidas como reações de composição. Neste tipo de reação um único composto é obtido a partir de dois compostos, obedecendo a uma relação do tipo aA + bB → xX . Na presente atividade, ocorre uma reação de síntese parcial, ou seja, os reagentes são substâncias elementares e compostas, ou apenas substâncias compostas. Exemplo: a Síntese do Sulfato de Tetraminocobre (II) mono-hidratado.
CuSO4 (aq) + 4 NH3 (aq) ( [Cu(NH3) 4] SO4 .H2 O (aq)
Com base nas reações de síntese executam-se sínteses de compostos orgânicos, obtendo a formação de sais. Se estes ao longo da reação se combinarem com moléculas de água designam-se “ hidratados” . Relativamente a um Sal complexo, cujo é abordado nesta atividade temos que um íon complexo pode definir-se como sendo um íon que contem um cátion metálico central ligado a uma ou mais moléculas ou íons (ligantes). Os ligantes dispõem de pelo menos, um par de elétrons de valência não ligante. Os ligantes podem classificar-se em: Monodentados, Bidentados ou Polidentados, conforme o número de átomos doadores presentes na ligação. Associado