Síntese do pensamento de max weber
Max Weber foi o grande sistematizador da sociologia na Alemanha, há peculiaridades na formação sociológica Alemã, pois o pensamento burguês se organiza tardiamente e quando o faz, já no século XIX, é sob influência de outras correntes filosóficas e da sistematização de outras ciências humanas, como a história e a antropologia.
A consolidação do estado nacional alemão submete as mais diferentes culturas, o que torna a especificidade das formações sociais uma evidência e um conceito que se revela de grande importância para Weber, que se opõe ao pensamento positivista que determina um caráter evolutivo a história da humanidade, diluindo as particularidades próprias de cada sociedade, o que para Weber é muito importante por caracterizar e definir singularidades, para ele o caráter particular e específico de cada formação social e histórica deve ser respeitado.
O ponto de partida da sociologia de Weber não estava na generalidade das entidades coletivas, grupos ou instituições. Seu objeto de investigação é a ação social, a conduta humana agregada de sentido, ou seja, que possui plena justificação subjetiva.
Na linha tradicional positivista considera-se a força exterior da realidade sobre os indivíduos que sempre acaba por submetê-los, no entanto para Weber as normas sociais só se tornam concretas quando se manifestam em cada indivíduo sob a forma de motivação. Então cada um age levado por motivações diversas, sejam elas culturais, políticas, interesses racionais ou pela emotividade.
Weber entende que é dever do cientista descobrir os possíveis sentidos das ações humanas presentes na realidade social que lhe interesse estudar. O caráter social da ação individual, segundo Weber, é proveniente da interdependência entre os indivíduos.
Para ele é reponsabilidade científica compreender o sentido produzido pelos diversos agentes em todas as suas consequências. As conexões que se estabelecem entre motivos e ações sociais