Historia da igreja
João era o décimo-quinto filho dos dezenove filhos de Samuel e Susana Wesley, que foi fiel em “ ordenar seus filhos e a sua casa” pois tinha como certo que a primeira coisa na instrução da criança era vencer-lhe a vontade de forma gradual para que no tempo certo ela mesmo exerça seu raciocínio. Aos cinco anos Wesley iniciou o estudo da leitura e do primeiro versículo, a partir desse ponto foi iniciado em todos os momentos de oração e sempre presentes nos cultos.
A família Wesley vivia rodeada de pobreza, mas por influência do Duque de Buckinghan, conseguiram um lugar para João na Charterhouse, em Londres onde ele conseguia exercer grande influência sobre seus colegas levando-os a congregar-se na hora do recreio. Depois de Charterhouse, cursou Oxford tornando-se proficiente em grego, hebraico e francês mas o intelecto não era sua meta, dedicando ainda mais tempo em orações e para ficar meditando nas escrituras. Aceitou a chamada para pregar aos silvícolas na colônia de Geórgia, desejoso de forma equivocada de ganhar sua salvação através de boas obras o que apesar disso não deixou de influenciar a população inteira daquele lugar onde muitas pessoas foram salvas. Só depois com o seu retorno pode entender que Deus o tinha como filho e não como apenas um servo, levando-o a examinar com mais cuidado sobre certos livros, pode entender da justiça , da graça e da misericórdia .
Neste período João Wesley dedicava ainda mais tempo buscando o conhecimento revelado que foi testificado através do Espírito Santo.
Como não poderia ser diferente sofreu perseguição de parte da igreja decadente, sendo denunciado de falso profeta, fanático e impostor, por sua pregação sobre justificação pela fé e a santificação. Sua desenvoltura como pastor excedia exortando e confortando os crentes, visitando-os de casa em casa, onde não media esforços andando em média sete mil quilômetros por ano seja sob sol ou debaixo