Resenha max weber
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 1º PERÍODO
Resenha Critica: Visão Crítica Da Abordagem Mecânica
Professora: Vanice Gomes
Aluno: Marcílio Santos
Balsas - MA, Março 2012
Biografia Max Weber
Maximillion Weber, economista, sociólogo e filósofo alemão, nasceu em 1864 em Erfurt, Turíngia, e morreu em 1920 em Munique. Filho de um grande industrial textil na Alemanha Ocidental. Foi um dos principais nomes da sociologia moderna. Realizou extensos estudos sobre história comparativa e foi um dos autores mais influentes no estudo do surgimento do capitalismo e da burocracia, bem como da sociologia da religião. Um dos seus objetivos principais foi refutar a tese de Karl Marx, segundo a qual o capitalismo nascera somente da exploração do homem pelo homem.
Para Weber, o capitalismo teria sido impulsionado por uma mudança comportamental provocada pela Reforma Luterana do século 16. Ocasião quando dela emergiu a seita dos calvinistas com seu forte senso de predestinação e vocação para o trabalho.
Entre suas obras principais estão a ética protestante e o espírito do capitalismo, Economia e sociedade e A metodologia das ciências sociais.
Weber em suas obras investiga valores sociais, mas não estabelece normas e ideais. Aborda o conceito de burocracia como um modo de manter a uniformidade das operações... Mas sabemos que ela é um entrave a solução em tempo hábil para diversos problemas, principalmente os de natureza jurídica. Ele também aborda a estratificação social de três formas bem distintas como prestígio social por habilidade trabalhista, status e poder... Então o grau de prestígio pode estar ou não ligado à classe. Por exemplo, um rico pode ter acesso à propriedade, mas não ter acesso ao poder, enquanto que um pobre pode não ter acesso à propriedade, mas tem poder pelas leis sobre o rico.
O principal objetivo de Weber é compreender o sentido que cada pessoa dá a sua conduta e perceber assim a sua estrutura inteligível e não a análise