Síntese do Acetilsalicílico
Juliana Maria da Silva Oliveira¹, 201211150017
RESUMO
O presente estudo experimental, visa compreender o mecanismo de reação do ácido acetilsalicílico através de técnicas laboratoriais, fazendo a reação com os reagentes chamados de ácido salicílico, anidrido acético e ácido sulfúrico. O ácido acetilsalicílico é caracterizado por um fármaco, cujo o nome é Aspirina, tendo sua funcionalidade analgésica e antiagregante plaquetário. Para compreender o composto, a aula experimental teve o objetivo realizar a síntese do Ácido Acetilsalicílico, descrever seu mecanismo e descobrir o rendimento do material obtido.
Palavra-chave: Ácido acetilsalicílico; mecanismo; fator de rendimento; síntese.
INTRODUÇÃO
Na química orgânica, a síntese nada mais é do que tudo aquilo que é reproduzido/imitado da natureza ou aquilo que não existe nela, de forma em que se obtenha o produto em abundância. Podemos afirmar que a síntese está presente em toda a nossa vida, pois esta revolucionou o mundo ao permitir a produção em massa de compostos muito mais potentes dos que estão presentes na Natureza [1].
O ácido acetilsalicílico por exemplo, é o fármaco mais utilizado no mundo, com o seu consumo excedendo a 20.000 toneladas por ano. Sua história remonta muitos anos, com o início do uso de preparações de plantas que continham salicilato. Em 1874, a salicilina derivada da casca do salgueiro branco, que já era utilizada com êxito para reduzir a febre, a dor e a inflamação reumática, ajudou na realização da formulação da síntese orgânica e comercial do ácido salicílico (AS) [2]. É interessante saber que além do pouco conhecimento sobre o efeito do ácido acetilsalicílico, não era suficiente explicar o mecanismo de ação farmacológico da salicina. Então, somente anos depois foi descoberto seu mecanismo, pelo britânico John Vane. Vane observou que o AS inibia a liberação de substâncias como as prostaglandinas mediante a inativação da