Síntese do AcetilSalicilico
Instituto de Química
Síntese do Ácido Acetil Salicílico
Orgânica Experimental 2
Bruna Brígido
Vinícius Tarouquella
Introdução:
O ácido acetilsalicílico é um fármaco do grupo dos anti-inflamatórios não-esteroides, utilizado como anti-inflamatório, antipirético, analgésico. Aspirina, em alguns países, é o nome comercial deste composto.
No século V a.C., Hipócrates, considerado o pai da medicina científica, escreveu que o pó ácido da casca do salgueiro – que contém Salicilatos – aliviava dores e diminuía a febre. Em 1763, o reverendo Edmund Stone de Oxford relatou as propriedades antipiréticas da casca do Salgueiro e a descreveu de forma científica.
Em 1828, o químico Raffaele Piria e o farmacêutico Henri Leroux isolaram o princípio ativo da casca, a salicina (ou ácido salicílico), nome derivado do nome latino do salgueiro, Salix Alba, e o isolaram na sua forma cristalina. Em 1897, o laboratório farmacêutico alemão Bayer, conjugou quimicamente o ácido salicílico com acetato, criando o ácido acetilsalicílico (a Aspirina). O ácido acetilsalicílico foi o primeiro fármaco a ser sintetizado na história da farmácia, e não recolhido na sua forma final da natureza.
Em 1897, o laboratório farmacêutico alemão Bayer, conjugou quimicamente o ácido salicílico com acetato, criando o ácido acetilsalicílico, Aspirina. O ácido acetilsalicílico foi o primeiro fármaco a ser sintetizado na história da farmácia e não recolhido na sua forma final da natureza. Sendo o primeiro fármaco vendido em tabletes.
Em 1971, John Vane, do Royal College of Surgeons, demonstrou pela primeira vez o mecanismo de ação do ácido acetilsalicílico. Ele recebeu o Prêmio Nobel da Medicina e Fisiologia pela sua descoberta em 1982.
Propriedades do Acido Acetil Salicílico
Fórmula Química : C9H8O4
Massa molar: 180,14 g /mol
Densidade:1,39 g/cm3
Ponto de fusão: 135 °C
Ponto de ebulição :140 °C
Farmacologia