Síntese do Ácido ACETILSALICÍLICO
O processo de síntese tem a finalidade de produzir compostos a partir de substâncias simples, tornando-o mais econômico e eficaz. Uma das suas utilizações é a obtenção do ácido acetilsalicílico.
Ácido acetilsalicílico é o nome químico dado à aspirina ou AAS. Sua estrutura age no corpo humano como um poderoso analgésico, aliviando dores, reduzindo febres e atuando como anti-inflamatório.
A síntese da aspirina consiste na acetilação do ácido salicílico, que é a introdução de um grupo funcional acetila num composto orgânico. De acordo com Macedo (2010). A reação de acetilação ocorre com um ataque do nucleófilo (doador de par de elétrons) do grupo funcional - OH fenólico sobre o carbono do anidrido acético. Posteriormente, o ácido acético é eliminado como subproduto. Já o ácido sulfúrico (H2SO4) é utilizado como catalisador, acelerando a reação.
2. Objetivo
Esta atividade tem por objetivo sintetizar o acido salicílico mais o anidrido acético, formando o ácido acetilsalicílico, criando conceitos de reações de esterificação e trabalhando os princípios de purificação, filtração e recristalização da solução.
3. Metodologia
3.1 Materiais Utilizados
- Balança de precisão
- Banho-maria.
- Béqueres de 25 e 50 ml;
- Bomba de vácuo;
- Erlenmeyer de 50 ml;
- Espátula para pesagem;
- Funil de Buchner com rolha;
- Kitassato;
- Papel de filtro;
- Pipeta de 5 ml;
- Provetas de 25 ml;
- Vidro de relógio.
3.2 Reagentes Utilizados
- Ácido salicílico;
- Ácido sulfúrico;
- Água destilada;
- Álcool etílico.
- Anidrido acético;
3.3- Procedimentos Experimentais
Em um erlenmeyer de 50 mL foram adicionandos 4 g de ácido salicílico seco e 5 mL de anidrido acético. Em seguida, foram adicionados cuidadosamente 5 (cinco) gotas de ácido sulfúrico concentrado. O frasco com a solução foi agitado para a mistura ficar completa.
Em banho-maria, com