Síntese de Ácido Acetilsalicílico (Aspirina)
Objetivo: Sintetizar o Ácido Acetilsalicílico através de uma reação de esterificação partindo do Ácido Salicílico
1.Introdução
1.1.Analgésicos
Analgésicos são fármacos que aliviam a dor sem causar uma inconsciência significativa. A aspirina é um analgésico de atuação periférica, pois este modifica os impulsos nervosos na origem da dor.
A aspirina também pode ser considerada como um antipirético, antiinflamatório e anti-reumático. Porém, tem efeitos colaterais como reações alérgicas, distúrbios gástricos e intestinais, dentre outros.
1.2.Fenóis
Fenóis são compostos orgânicos que apresentam um grupo hidroxila (OH) ligado diretamente a um anel benzênico.Os fenóis se diferem dos alcoóis devido a uma pequena acidez que estes possuem. Enquanto os alcoóis permanecem neutros quando dissolvidos em água, os fenóis apresentam uma pequena ionização:
C6H5OH (s) + H2O(l) C6H5O-(aq) + H3O+(aq)
Fenol Íon Fenolato
1.3.Ácidos Carboxílicos
Ácidos carboxílicos são oxiácidos orgânicos caracterizados pela presença do grupo carboxila, de fórmula geral R-C(=O)OH.
São geralmente ácidos fracos, com apenas 1% de moléculas RCOOH dissociadas em íons a temperatura ambiente em solução aquosa.. Comparando-se um ácido carboxílico e um álcool, ambos com o mesmo número de carbonos, o ácido terá maior ponto de ebulição, devido à formação de duas ligações de hidrogênio e não apenas uma como no álcool.
1.4.Anidridos
Os anidridos são compostos de estrutura geral R-CO-O-CO-R’, onde R e R’ podem ser radicais alquila ou arila. Os anidridos são reagentes muito importantes para a síntese orgânica, por possuírem a capacidade de transformar alcoóis e fenóis em ésteres.
2.Procedimento Experimental
Foi pesado cerca de 1,00 g de ácido salicílico em uma balança semi-analítica e este foi transferido para um Erlenmeyer com capacidade de 50,00 mL. Em seguida foram adicionados 2,50 mL de anidrido acético e cinco gotas de ácido fosfórico(H3PO4). O sistema