Trabalho de recuperação da nota do Trabalho A
Gabriel Fernandes da Silva, Turma: Prog I (GR16032-00036)
Instituto de Informática – Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS)
CEP – 93.022-000 – São Leopoldo – RS – Brasil
Gabrielf_@hotmail.com
Resumo. Solicitado a criação desse artigo com no mínimo 3 páginas sobre métodos da Classe String. Não sendo permitido a utilização de métodos que já foi visto em sala de aula. Com esse artigo será detalhado a funcionalidade de sete métodos da classe String, detalhando o significado de cada um deles, seus parâmetros de entrada, seus retornos e onde podemos utilizar esses métodos em alguns Sistemas.
1. Introdução
A Classe String em Java foi criara para representar sequências de caracteres. Todo objeto String, ou seja, uma instância da classe String é imutável, uma vez instanciado. O conteúdo do objeto não é modificável, mas um objeto do tipo String possui métodos que operam em seu estado e retornam outro objeto, contendo o resultado das operações. Serão apresentados e exemplificados alguns métodos logo abaixo.
2. Métodos
Os métodos escolhidos para esse artigo foram concat(), contains(), toLowerCase()/toUpperCase(), replace(), startsWith(), endsWith() e replaceFirst().
2.1 concat(String)
Em Java é muito comum unir os valores de várias Strings em apenas uma, esta operação chamamos de concatenação, a classe String possui o método concat() utilitário que ajuda a realizar esta operação.
Podemos utilizar esse método, por exemplo, em um Sistema para Cadastro de Produtos, onde pode ser necessário imprimir uma etiqueta com informações do mesmo em uma única linha.
2.2 contains()
O método contains é muito utilizado para manipulação de Strings, com ele é possível analisar se um determinado trecho de texto esta ou não dentro da String, este método retorna um valor boolean onde diz se a String possui ou não a sequência de chars passada como parâmetro.
Em um Sistema Acadêmico, por exemplo, podemos utilizar esse