Nota sobre a evolucao da produtividade no Brasil
Nota Sobre Evolução da Produtividade no Brasil
Fernando de Holanda Barbosa Filho
Fevereiro de 2014
1
Essa nota calcula a evolução da produtividade no Brasil entre 2002 e 2013. Para tanto utiliza duas metodologias distintas. A primeira calcula a produtividade do trabalho enquanto a segunda calcula a produtividade total dos fatores (PTF). Em particular esta nota estima a produtividade da economia brasileira em 2013 supondo uma taxa de crescimento de 2,3% no ano 1 . Com essa taxa de crescimento a produtividade do trabalho e a produtividade total dos fatores mostram recuperação no ano de 2013 na comparação com 2012. No entanto, esse forte resultado não decorre de forte crescimento do PIB, mas sim da redução do total de horas trabalhadas no ano de 2013 (-0,1%).
1 - Produtividade do Trabalho
A produtividade do trabalho (PT) pode ser calculada de seguinte forma:
PTt
Yt
Lt
(1)
O cálculo da produtividade do trabalho depende do PIB (Y) e do montante de trabalho (L). O montante de trabalho utilizado pode ser o total de pessoal ocupado ou o total de horas trabalhadas. Em período de estabilidade da jornada de trabalho, a variação das duas séries é idêntica. No entanto, em períodos em que a jornada média de trabalho varia, a produtividade do trabalho é medida de forma mais precisa com base nas horas totais trabalhadas. Desta forma, esta nota utiliza os dados de horas trabalhadas no calculo da produtividade.
2 - Produtividade Total dos Fatores
O cálculo da produtividade total dos fatores requer a utilização de uma função de produção. Nesta nota adota-se a função de produção da especificação CobbDouglas:
Yt At (ut K t ) ( Lt )1
(2)
em que Yt é o produto agregado, At é a produtividade total dos fatores (PTF), u t K t é o total de serviços produtivos do capital utilizado na produção; u t é o índice de utilização da capacidade instalada (NUCI), K t é o estoque de capital físico disponível na economia, e Lt é o fator trabalho que pode ser representado