SÍNTESE DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO
1. Objetivo
Obter a Aspirina (Ácido Acetilsalicílico), que é um cristal de cor branca, a partir do Ácido Salicílico e do Anidrido Acético.
2. Introdução
O Ácido Acetilsalicílico (AAS), também conhecido como Aspirina, é um dos remédios mais populares mundialmente. Milhares de toneladas de AAS são produzidas anualmente, somente nos Estados Unidos. O AAS foi desenvolvido na Alemanha há mais de cem anos por Felix Hoffmann, um pesquisador das indústrias Bayer. Este fármaco de estrutura relativamente simples atua no corpo humano como um poderoso analgésico (alivia a dor), antipirético (reduz a febre) e anti-inflamatório.
Adicionalmente, uma vez que a aspirina inibe a agregação de plaquetas e a coagulação do sangue, é também usada em doses baixas para tratar doentes em risco de ataque cardíaco. Pertence ao grupo dos medicamentos anti-inflamatório não-esteróides.
Detalhando as indicações da aspirina: alívio sintomático de dores de intensidade leve a moderada, como dor de cabeça, dor de dente, dor de garganta, dor menstrual, dor muscular, dor nas articulações, dor nas costas, dor da artrite e alívio sintomático da dor e da febre nos resfriados ou gripes.
Detalhando as contraindicações da aspirina: Não usar este medicamento:se tiver hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico, a salicilatos ou a qualquer componente da fórmula;se já tiver apresentado crise de asma desencadeada por salicílatos ou outras substâncias de ação semelhante, especialmente anti-inflamatória não-esteroidais; se tiver úlcera de estômago ou de intestino; se tiver tendência para sangramentos; se tiver alteração grave da função dos rins (insuficiência renal grave), do fígado (insuficiência hepática grave) ou do coração (insuficiência cardíaca grave); se estiver em tratamento com metotrexato em doses iguais ou superiores a 15 mg por semana; se estiver no último trimestre de gravidez.
A síntese da Aspirina se faz hoje como há 100 anos, por acetilação do ácido