Síntese de Personalidade
Algumas pessoas são calmas e passivas, enquanto outras são agitadas e agressivas. Quando a descrevemos no que diz respeito às características como calma, passividade, agitação, agressividade, ambição ou lealdade, estamos classificando-as de acordo com os traços de personalidade. Portanto o indivíduo é a combinação dos traços que utilizamos para descrevê-lo. O indicador de tipos Myers-Briggs
O MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) é um dos modelos mais utilizados de tipologias de personalidade de todo o mundo. Trata-se, essencialmente, de um teste de personalidade com cem questões com base como as pessoas agem ou se sente em determinada situações. Com base nas respostas, os indivíduos são classificados:
Extrovertido ou introvertido.
Sensatos ou intuitivos.
Racionais ou emocionais.
Julgadores perceptivos. Essas classificações combinam-se em 16 tipos de personalidades. Como já foi mencionado o MBTI é amplamente utilizado, mas não se relaciona com o desempenho no trabalho, por isso não deve ser utilizado como teste para a seleção de candidatos ao emprego.
O modelo Big Five
O MBTI pode não ter evidencias que o sustente, mas isso não ocorre com o modelo de Big Five (cinco fatores). Os fatores que compõem o modelo Big Five são:
Extroversão: Esta refere-se ao nível de conforto e uma pessoa com seus relacionamentos.
Amabilidade: Esta dimensão refere-se a propensão de um indivíduo a complacência.
Consciência: Esta dimensão é uma medida de confiabilidade.
Estabilidade emocional: Esta dimensão refere-se a capacidade de uma pessoa em enfrentar o estresse.
Receptividade a novas experiências: A última dimensão refere-se ao escopo de interesses de uma pessoa e seu fascínio por novidades.
Além de proporcionar uma estrutura unificada da personalidade, a pesquisa sobre essas cinco dimensões também encontrou importantes relações entre elas e o desempenho no trabalho. Outros atributos essenciais da personalidade