Modelo de pre projeto
Curso de Letras
Acadêmica: Fabiana Alves
O PROFESSOR COMO MEDIADOR DO ENSINO DE LITERATURA
1. JUSTIFICATIVA:
O Centro de Apoio Popular Estudantil do Tocantins (CAPE-Tins) compõe uma parte do Projeto de Extensão desenvolvido pela Universidade Federal do Tocantins, com sede no município de Porto Nacional Estado de Tocantins (TO), criado no ano de 2003 é constituído por alunos, professores e técnicos administrativos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Universitário de Porto Nacional.
Os cursinhos pré-vestibulares são entidades educacionais de entidades diversas, de trabalhadores em educação e de grupos comunitários, destinados á população de baixa renda familiar ou aquelas que são colocadas em desvantagem pela situação de pobreza (NASCIMENTO, 2006). Estas iniciativas voluntárias são voltadas às pessoas que não tem condições de arcar com os custos de cursinhos de entidades particulares. Os cursos pré-vestibulares popular procuram proporcionar uma maior possibilidade de estes alunos serem inseridos na universidade. Os estudantes encontram nesse projeto, quem os prepara para enfrentar os exames de acesso à universidade. Neste sentido o CAPE-TINS torna-se um importante instrumento de acesso á universidade e integração da mesma com a sociedade, contribuindo assim para a democratização da educação e cidadania.
A partir do segundo semestre de 2010 devido aos índices de evasões que havia ocorrendo no cursinho é que surgiu o interesse em diagnosticar as causas que levaram os alunos a evadir. Ao final deste mesmo semestre dos 50 alunos que iniciaram o cursinho só concluíram 22 alunos.
QUESTÕES DE PESQUISA:
1. Como ocorre o processo seletivo do Centro de Apoio Popular Estudantil CAPE-tins?
2. Quais fatores que levam os alunos a evadirem?
3. Que medidas poderão ser tomadas para sanar os índices de evasão do CAPE-tins?
OBJETIVO GERAL: Verificar como ocorre o processo seletivo do cursinho