Síntese de Cultura Organizacional
O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DE QUALQUER ORGANIZAÇÃO É UMA DIVISÃO DE TRABALHO NO QUAL AS CAPACIDADES INDIVIDUAIS SE MULTIPLICAM. Essas organizações podem ser estudadas sobre diversos aspectos inclusive através da sua cultura que é única para cada organização.
As primeiras organizações significativas que surgiram das quais se tem relatos, são as ORGANIZAÇÕES MILITARES que eram fundamentais para a sobrevivência de um grupo contra outros grupos humanos e as ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS, encarregadas de justificar as ações das camadas que detinham o poder da sociedade na época, além de explicar os fenômenos desconhecidos, causas sobrenaturais ou de questão espirituais. Posteriormente com o aumento populacional, surgiram as ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS que eram responsáveis pela arrecadação de impostos e taxas além do controle comercial. Essas primeiras organizações tinham em comum o cumprimento de determinados objetivos, divisões de tarefas funções entre seus membros - É a chamada divisão do trabalho - onde cada membro possui papéis específicos e delimitados com o objetivo de aumentar a eficiência da produção.
Durante a REVOLUÇÃO INDUSTRIAL que ocorreu no final do século XVIII e início do século XIX, sugiram as primeiras organizações