obesidade
I.Introdução………………………………………………………………………………………..2
II. Conceito………………………………………………………………………………………..3
III. Causas da Obesidade………………………………………………………………………......3
IV. Diagnóstico da Obesidade………………………………………………………………….....5
V. Complicações da Obesidade……………………………………………………………….......6
VI. Tratamento…………………………………………………………………………………….6
VII. Prevenção…………………………………………………………………………………….6
VIII. Conclusão 7
IX. Referências Bibliográficas 8
Introdução
Uma abordagem da composição corporal envolve necessariamente uma reflexão em torno da obesidade, já que a acumulação excessiva de gordura pode ter consequências dramáticas na saúde dos indivíduos. Actualmente, a obesidade é um problema de saúde pública a nível mundial, de tal forma que tantos os países desenvolvidos como os países em vias de desenvolvimento apresentam níveis de prevalência preocupantes. A obesidade, tem obrigado os especialistas a enfocar a nutrição preventiva como forma de controlar e prevenir o avanço desse distúrbio nutricional.
O cuidado nutricional individual é muito importante na prevenção e no tratamento das doenças crónicas degenerativas como a Obesidade.
O estabelecimento de uma conduta dietética adequada depende do diagnóstico nutricional para avaliar a existência de factores de risco nutricional que estejam levando o indivíduo a apresentar a obesidade.
Conceito
Obesidade é o resultado de um desequilíbrio entre a quantidade de calorias que é ingerida e a que é gasta, provocando um excessivo acumulo de gorduras que extrapolam os níveis físicos e psicológicos da pessoa. INS – EUA
A obesidade é o acumulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior a aquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia-a-dia. Dr. GARCIA J. e COSTA
Obesidade é o aumento excessivo da gordura corporal, possibilitando o aparecimento de diabetes e doenças cardiovasculares.